O papel do design nos hotéis de Gestão Familiar

Devido ao crescimento das grandes redes hoteleiras, os empreendimentos de gestão familiar vem enfrentando desafios para acompanhar as constantes mudanças do mercado.

Com o envolvimento dos membros da família, alguns empreendimentos acabaram desenvolvendo dinâmicas próprias, abrindo mão da contratação de alguns serviços de profissionais com melhor qualificação para desenvolver determinadas áreas.

Como atuo na área de Arquitetura e Design de Interiores, vou me ater especificamente a esse assunto e deixar os desafios relativos à gestão aos profissionais com tal competência .

Se os hotéis de administração familiar são mais acolhedores, fazendo com que os hóspedes se sintam como em suas próprias casas, por outro lado os consumidores do mercado hoteleiro estão cada vez mais bem informados, ansiando por novas experiências. Já acostumados aos padrões internacionais de instalações e serviços, se apresentam mais exigentes e seletivos.

Neste cenário, o grande desafio da hotelaria familiar é encontrar um meio termo. Acompanhar as tendências de mercado sem perder a identidade peculiar do negócio de família!

É nesse momento que o Design entra como um forte aliado, encontrando soluções para os empreendimentos se tornarem mais modernos , arrojados e competitivos.

O mercado da hotelaria hoje está muito focado em proporcionar novas experiências a fim de fidelizar seus clientes.

O Design é uma ferramenta de marketing e fidelização que deve ser usado com ousadia!

É compreensível que a hotelaria familiar esteja muito apegada às suas raízes, mas precisa ter disposição para abrir mão de alguns paradigmas e se abrir para inovações que vão manter o negócio familiar mais atraente e competitivo, sem perder a sua característica peculiar de acolhimento.

Ambientes e serviços precisam estar de acordo para oferecer ao cliente conforto e satisfação.

É imperativo que esses empreendimentos comecem a fazer parcerias com alguns profissionais que podem auxiliá-los nessa tarefa de revitalização e modernização, enfocando também fatores imprescindíveis como ergonomia, acessibilidade e sustentabilidade.

Importante ressaltar que essas atualizações visam a valorização e a modernização desses empreendimentos, sem que percam sua essência!

Um profissional de arquitetura ou um designer de interiores, vai entender as necessidades e peculiaridades de cada empreendimento, desenvolvendo projetos que venham de encontro à sua necessidade, especificando itens e sugerindo fornecedores que vão agregar valor em termos de qualidade, preço e pós-venda.

Focando especificamente as UHs, segue um checklist dos principais itens que merecem uma reflexão para ver se estão atendendo as necessidades de seu cliente.

  • Iluminação (Localização, tipo, quantidade)
  • Ar condicionado (modelo, potência , posicionamento e quantidade)
  • Sistemas de Tecnologia (Fechaduras e cofres)
  • Minibar (modelo/sustentabilidade)
  • Aparelho de TV (modelo, tamanho e localização)
  • Revestimentos (modelo,especificação)
  • Louças e metais sanitários (válvulas de acionamento)
  • Mobiliário (modelo e ergonomia)
  • Armário
  • Cortinas
  • Tecidos
  • Colchões e travesseiros
  • Roupas de cama e banho

Para finalizar, mas longe de encerrar o assunto, ressalto mais uma vez que o investimento em melhorias visa a captação e fidelização de clientes .

Diante do cenário de crise que estamos vivendo, muitos empreendimentos por medo de investir vão acabar por sucumbir na retomada do mercado, por ficarem parados no tempo e apegados a velhos padrões, tornando-se ultrapassados.

Comente