O seu empreendimento está datado?

Certos costumes, roupas, carros, perfumes, marcaram épocas. O mesmo acontece com elementos da arquitetura e do design.

Quando pergunto se o seu empreendimento está datado, quero saber se o design e conceito do seu meio de hospedagem estão marcando uma época. Mais precisamente quero saber se ele está demonstrando que está ultrapassado.

Graças à tecnologia, o mercado de design e da arquitetura estão sempre se reinventando,  descobrindo novas matérias primas que venham a suprir as demandas de uma nova época.

Materiais mais bonitos, práticos, sustentáveis e com um melhor custo benefício são anualmente lançados e oferecidos ao mercado.

Alguns materiais antes usados em larga escala na construção e na arquitetura ficaram obsoletos, e alguns deles embora um dia já tenham sido nobres, já cumpriram sua função, sendo substituídos por outros mais atuais.

Um exemplo disso é o granito, que por seu baixo custo ainda resiste no mercado residencial em tampos e bancadas, mas deixou de ser um material nobre, por conta do surgimento de outros materiais mais bonitos e com benefícios tecnológicos, como por exemplo o Corian ou pelo porcelanato, que se aperfeiçoou a ponto de imitar materiais como o mármore, a madeira e o concreto.

Outros elementos por sua vez voltam para o mercado com uma releitura mais moderna, como é o caso dos elementos vazados, o que não significa que o antigo volte a ser atual.

A minha intenção com este artigo é mostrar que os conceitos que permeiam o design e a arquitetura são constantemente atualizados.

O próprio conceito do luxo marcado pelo brilho e pela suntuosidade perdeu o sentido e está desconectado do conceito de modernidade.

Hoje o luxo é a própria hospitalidade, valorizada por experiências  personalizadas e exclusivas.

Se o seu objetivo como empreendedor , diretor ou gestor de um empreendimento for promover um retrofit para modernizar, atualizar e cativar novos públicos, é imprescindível que você recicle o seu conceito sobre elegância e reflita sobre os novos recursos disponíveis no mercado, para mostrar que o seu meio de hospedagem não parou no tempo, tanto em questão de ambientes e instalações, quanto em função dos serviços oferecidos.

Lembrando apenas que a não ser que o conceito do empreendimento seja a preservação de uma arquitetura datada de uma determinada época, perfeitamente preservada e com um objetivo talvez histórico, todo e qualquer empreendimento que não pretenda se modernizar e fique arraigado a velhos conceitos, será mais cedo ou mais tarde, ficado no esquecimento.

Boa reflexão !

Comente